Pular para o conteúdo principal

Ubuntu 19.04 GNOME - Unity-like e melhorar a usabilidade

Unity para GNOME

É fato que o GNOME3 nas versões mais novas tenta ser o mais minimalista possível, como os botões de controle na barra de tarefa, sem dock por padrão e sem ícones no desktop também. As coisas mudam e o Unity Desktop deixou saudades aos seus usuários, desde que a Canonical o substituiu pelo GNOME para inovação de algumas coisas. Porém a Canonical modificou o GNOME Shell trazendo o tema Ambiance e posteriormente o tema Yaru, com opções nas Configurações da Dock usando o plugin Dash to Dock e outras modificações para lembrar o Unity, e que os usuários se sintam mais confortáveis ao usar o GNOME Shell. Um dos motivos da mudança para o GNOME, era para trazer aos usuários as últimas novidades do ambiente GTK, pois havia o desenvolvimento do Unity 8 (Qt), e o desenvolvimento do servidor gráfico Mir cujo os desenvolvimentos eram mais lento (e já havia o projeto do servidor gráfico Wayland, que é um grande substituto ao antigo Xorg). Outro motivo já citado é devido ao Wayland, que o GNOME já trabalhava e trazia algum suporte a alguns anos, e que já foi incluído no Ubuntu (antes) por padrão, agora como uma opção secundária devido a falta de suporte de driver das placas NVIDIAs e outras placas dedicadas.

Botões de minimizar/maximizar/fechar do lado esquerdo:

Agora o GNOME Tweaks suporta por padrão a mudança dos botões do lado direito para o lado esquerdo assim como era por padrão no Unity 7/8. Para instalar o GNOME Tweaks que não vem instalado por padrão, abra o Ubuntu Software e procure por "Ubuntu Tweaks".

Ubuntu Tweaks na loja do Ubuntu

No GNOME Tweaks (o meu está em inglês) vá > Barra de Título da Janela > Botões da Barra de Título > Colocação/Localização > Esquerda.
Pressione o botão da esquerda que irá ficar igual a janela de acima onde aponta a seta vermelha.
Minimizar janelas na dock:

Nesse post do site It's FOSS mostra duas maneiras de habilitar a minimização de janelas pela dock do Ubuntu (em Inglês), pois o click para minimizar na dock é prático e útil em vários casos tipo quando você só quer trazer a janela e logo esconder-la.
Para ativar essa opção, abra o terminal e digite:

gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock click-action 'minimize'

Para desativar:

gsettings reset org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock click-action

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Tibia 12 rodando no Ubuntu 19.04 solução

Tibia 12 cliente no Ubuntu Linux Muita gente vem tendo dor de cabeça para rodar o Tibia (MMORPG) no Ubuntu e Debian-derivados. No começo, eu vi no terminal que a execução indicava que tinha algum erro relacionado ás bibliotecas  SSL e outras bibliotecas. Pesquisando um pouco descobri em um fórum que no Debian instalando o pacote  libssl-dev resolvia um problema relacionado sobre outro aplicativo. E como o Ubuntu é derivado do Debian, não foi difícil de resolver. Porém no Synaptic Package Menager acusa esse pacote em conflito com libssl1.0-dev. Para fazer rodar o Tibia 12 ou mais recente, instale o pacote  libssl-dev digitando no terminal: sudo apt install libssl-dev Agora o Tibia deve rodar normalmente no seu computador, fique antenado no blog para mais novidades e soluções.

Linux: Wifi desconectando frequentemente no Positivo XS7320

A configuração padrão de driver sem fio wifi cai frequentemente no Linux e só volta quando o notebook é reiniciado (ou quando o driver de wifi e removido e adicionado de novo). A solução é mudar a configuração wifi (desativar o modo de economia de energia) aqui o guia para fazer isso. Este guia é feito para o Positivo XS7320 mas deve funcionar em outros notebooks; mas provavelmente a placa de rede wifi pode ter outro nome e configurações. 1 - Ache o modelo da placa de rede - abra o terminal usando CTRL+ALT+T e escreva o seguinte comando: ls /sys/class/net/wlp2s0/device/driver/module/drivers O meu diz “pci:rtl8723be”, onde “rtl8723be” é o nome do driver. Se você tem um driver diferente, então você precisa substituir “rtl8723be” no restante deste guia  com tudo o que suas saídas do terminal após os dois pontos (:) pci. Agora nós precisamos checar as configurações do driver - isto exige o programa sysutils que não é instalado por padrão - tente escrever o seguinte...