Pular para o conteúdo principal

LXDE & Razor-qt agora LXQt, Novo Lubuntu e similares

Lubuntu 18.10
Como você pode ver na imagem, o LXQt se assemelha ao Windows no posicionamento da barra de tarefas e menu iniciar sendo bem familiar para muitas pessoas. O LXQt assim provavelmente como o Razor-qt lembram muito o KDE Plasma pelo uso do Qt e aplicativos.
O leve Desktop LXDE se fundiu com o descontinuado Razor-qt se tornando o LXQt. Destinado a computadores e notebook fracos com pouca memória, imagine que o LXQt é como um Windows XP comparado ao Windows Vista, pois visa ser leve e rápido e que rode em qualquer computador. A intensão do Desktop LXDE (agora LXQt) não é de se assemelhar ao Windows XP, porém é destinado a ser leve e rápido sendo um desktop completo para os sistemas operácionais do tipo Unix. O Ubuntu tem um flavor para o LXQt chamado Lubuntu. Assim como o LXDE, o LXQt usa o Openbox que é um gerenciador de janelas muito leve, simples e sem animações pesadas.

Central de Configurações do LXQt

Sobre LXQt
Não necessariamente o LXQt é deve rodar em um computador fraco, pois ele tem a versão 64 bits, e como eu disse ele pode rodar em qualquer computador mesmo sendo robusto, isso depende apenas do gosto do usuário por um desktop simples, pois tanto o menu iniciar, as configurações e acessos são muito simples e rápido "lembrando" o bom e velho WinXP novamente, e a ideia também pode ser "porque vou usar um Desktop pesado como GNOME e KDE, se posso usar um leve e economizar memória aproveitando jogos e outros aplicativos". Dentre as ambientes desktop do Linux, o LXQt se aproxima muito do KDE Plasma, e se você não é muito fan, e prefere GTK, então recomento o XFCE que se aproxima muito no LXQt em desempenho e requerimento para rodar.

Calendário simples e eficiente
O Lubuntu usa o Discover do KDE Plasma para instalar aplicativos
Você ainda pode usar normalmente o LXDE no Debian, e nas versões do recentes do Ubuntu se você não se adaptou ainda ao Qt instalando pelo sudo apt (porém não vejo muito motivo, desde que o LXQt está muito bom e estável segundo usuários).

Você pode baixar o Lubuntu se gosta do Ubuntu: https://lubuntu.net/downloads/

No Manjaro, a versão LXQt é mantida pela comunidade: https://pt.osdn.net/projects/manjaro-community/storage/lxqt/

No Debian, é disponível desde a versão Stretch.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Dicas para Tibia 11 no Linux 2017

1 - Na pasta /home tem as pastas do usuário, e nela pode ser criado uma pasta chamada Games e coloque a pasta do Tibia extraido lá. 2 - O Tibia 11 é diferente dos Tibia's anteriores, pois agora o Tibia 11 recebe atualizaçoes frequentemente e como é um cliente que não tem suporte ainda, toda vez que sair uma atualização você precisa baixar direto do site, e quando se extrai a pasta do Tibia 11, ela vem com uma numeração da atualização então você renomeia ela como "Tibia" e toda vez que o Tibia atualizar você renomeia a pasta da antiga versão do Tibia 11 para "Tibia.old" e extraia o novo Tibia 11 e renomeie esta para Tibia que será a ser usada. 3 - Toda vez que precisar atualizar o Tibia 11, copie duas pastas de dentro da pasta Tibia.old chamadas conf e minimap que são as pastas das configuraçoes feitas no client e hotkeys, e também do minimapa. Outro bom motivo para se renomear a pasta do Tibia é que se precisa criar um lançador, para não ter que se abr...

OpenRW - Uma engine de GTA que roda no Linux, BSD e Windows

Por enquanto só roda GTAIII OpenRW é uma engine multi plataforma para PC que roda em Windows, Linux e BSD que está em desenvolvimento e já tem builds não oficiais segundo a página no Github, e também já tem prévias para o GTA Vice City e provavelmente para San Andreas (já imaginou jogar GTA sem Wine no Linux?).   Por enquanto falta o tráfego de veículos mas porém há pedestres sem colisão ainda. Uma das coisas que se me gostei nessa engine foi a perfeita iluminação dos mapa que está muito perto do original, ou até melhor.     A licença é GNU General Public License e a engine usa alguns programas para rodar como FFmpeg, Bullet Physics e SDL 2.0. Porém para rodar o jogo, você tem que ter o GTA III instalado, ou seja, a pasta do game com o gta3.exe. Se você tiver o CD do game ou ter comprado pode usar uma máquina virtual para obter a pasta que pesa uns 1,3 GB com o áudio.   Futuramente deverão haver modificações no game como car...