Pular para o conteúdo principal

Navegador Falkon em Qt

Navegador desenvolvido pelo KDE
Navegador Falkon desenvolvido pelo KDE assim como o desktop Plasma, deu continuidade ao extinto navegador QupZilla. Uma das vantagens em se usar este navegador é que diferente do Firefox e Google Chrome Falkon não é feito em Gtk, mas sim em Qt, uma framework usada para criar GUI e partes de aplicativos já que no Linux Qt e Gtk faz grande diferença. O licenciamento Qt é livre para uso Open Source; e pago para uso comercial.

Para quem gosta não só do Qt mas do KDE Plasma em sí e usava outros navegadores feito em Gtk+ irá perceber uma semelhança do Falkon ao aplicativos do KDE. Ele também está disponível para Windows e deve rodar também no FreeBSD compilando o source ou baixando o pkg. O Falkon também suporta temas como Google Chrome e macOS.

Diferente do Firefox e Chrome, no Falkon a página da nova aba ou New Tab Page você pode adicionar seus sites favoritos tornando assim mais rápido o acesso a páginas preferidas do que páginas aleatórias qualquer. Sua última versão até janeiro de 2019 foi em maio de 2018, isso quer dizer que seu desenvolvimento não anda tão acelerado, ou sem grandes mudanças a serem lançadas até então. O navegador também já vem com um ad-blocker ativado, isso quer dizer que você provavelmente não irá ver anúncios irritantes, mas recomendo desativar no Youtube já que criadores de conteúdo dependem de anúncios para continuar criando vídeos né? Mas o que me faz falta em um navegador qualquer é bloquear serviços como Taboola e Outbrain mas provavelmente o Falkon já deve bloquear.

Em tempos atrás mudar de um navegador para outro fazia muita diferença e se notava no desempenho e funcionalidades coisa que hoje os navegadores andam muito mais equilibrados e funcionalidades e rapidez semelhante. Eu quero dizer que hoje mudar de um navegador para outro não necessariamente seja um experiência ruim com era antes; e para quem já usou Internet Explorer antigamente sabe muito bem disso 😁.

Então acho que você deve testar o navegador Falkon, por enquanto estou usando ele como meu navegador padrão no KDE Plasma e estou gostando. O Falkon parece simples à primeira vista, mas com o tempo você nota que ele é muito completo, mas uma das funcionalidades que espero nele e no Google Chrome é a funcionalidade de tirar um print da página em .png pois isso ajuda você a salvar páginas que não dão problema como no caso de salvar a página em .html e depois abri-la e tiver erros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Remover Bloatware do Windows 11

  Groove Music: winget uninstall Microsoft.ZuneMusic_8wekyb3d8bbwe Windows Widgets: winget uninstall "windows web experience pack" Feedback Hub: winget uninstall Microsoft.WindowsFeedbackHub_8wekyb3d8bbwe Microsoft Teams: winget uninstall MicrosoftTeams_8wekyb3d8bbwe Microsoft Family: winget uninstall MicrosoftCorporationII.MicrosoftFamily_8wekyb3d8bbwe Microsoft Edge: winget uninstall Microsoft.Edge Microsoft Camera: winget uninstall Microsoft.WindowsCamera_8wekyb3d8bbwe Microsoft-Tips...: winget uninstall Microsoft.Getstarted_8wekyb3d8bbwe Seu Telefone: winget uninstall Microsoft.YourPhone_8wekyb3d8bbwe Microsoft ToDo: winget uninstall Microsoft.Todos_8wekyb3d8bbwe Power Automate: winget uninstall Microsoft.PowerAutomateDesktop_8wekyb3d8bbwe Gravador de Audio: winget uninstall Microsoft.WindowsSoundRecorder_8wekyb3d8bbwe

Tibia 12 rodando no Ubuntu 19.04 solução

Tibia 12 cliente no Ubuntu Linux Muita gente vem tendo dor de cabeça para rodar o Tibia (MMORPG) no Ubuntu e Debian-derivados. No começo, eu vi no terminal que a execução indicava que tinha algum erro relacionado ás bibliotecas  SSL e outras bibliotecas. Pesquisando um pouco descobri em um fórum que no Debian instalando o pacote  libssl-dev resolvia um problema relacionado sobre outro aplicativo. E como o Ubuntu é derivado do Debian, não foi difícil de resolver. Porém no Synaptic Package Menager acusa esse pacote em conflito com libssl1.0-dev. Para fazer rodar o Tibia 12 ou mais recente, instale o pacote  libssl-dev digitando no terminal: sudo apt install libssl-dev Agora o Tibia deve rodar normalmente no seu computador, fique antenado no blog para mais novidades e soluções.