Pular para o conteúdo principal

Navegador Falkon em Qt

Navegador desenvolvido pelo KDE
Navegador Falkon desenvolvido pelo KDE assim como o desktop Plasma, deu continuidade ao extinto navegador QupZilla. Uma das vantagens em se usar este navegador é que diferente do Firefox e Google Chrome Falkon não é feito em Gtk, mas sim em Qt, uma framework usada para criar GUI e partes de aplicativos já que no Linux Qt e Gtk faz grande diferença. O licenciamento Qt é livre para uso Open Source; e pago para uso comercial.

Para quem gosta não só do Qt mas do KDE Plasma em sí e usava outros navegadores feito em Gtk+ irá perceber uma semelhança do Falkon ao aplicativos do KDE. Ele também está disponível para Windows e deve rodar também no FreeBSD compilando o source ou baixando o pkg. O Falkon também suporta temas como Google Chrome e macOS.

Diferente do Firefox e Chrome, no Falkon a página da nova aba ou New Tab Page você pode adicionar seus sites favoritos tornando assim mais rápido o acesso a páginas preferidas do que páginas aleatórias qualquer. Sua última versão até janeiro de 2019 foi em maio de 2018, isso quer dizer que seu desenvolvimento não anda tão acelerado, ou sem grandes mudanças a serem lançadas até então. O navegador também já vem com um ad-blocker ativado, isso quer dizer que você provavelmente não irá ver anúncios irritantes, mas recomendo desativar no Youtube já que criadores de conteúdo dependem de anúncios para continuar criando vídeos né? Mas o que me faz falta em um navegador qualquer é bloquear serviços como Taboola e Outbrain mas provavelmente o Falkon já deve bloquear.

Em tempos atrás mudar de um navegador para outro fazia muita diferença e se notava no desempenho e funcionalidades coisa que hoje os navegadores andam muito mais equilibrados e funcionalidades e rapidez semelhante. Eu quero dizer que hoje mudar de um navegador para outro não necessariamente seja um experiência ruim com era antes; e para quem já usou Internet Explorer antigamente sabe muito bem disso 😁.

Então acho que você deve testar o navegador Falkon, por enquanto estou usando ele como meu navegador padrão no KDE Plasma e estou gostando. O Falkon parece simples à primeira vista, mas com o tempo você nota que ele é muito completo, mas uma das funcionalidades que espero nele e no Google Chrome é a funcionalidade de tirar um print da página em .png pois isso ajuda você a salvar páginas que não dão problema como no caso de salvar a página em .html e depois abri-la e tiver erros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Dicas para Tibia 11 no Linux 2017

1 - Na pasta /home tem as pastas do usuário, e nela pode ser criado uma pasta chamada Games e coloque a pasta do Tibia extraido lá. 2 - O Tibia 11 é diferente dos Tibia's anteriores, pois agora o Tibia 11 recebe atualizaçoes frequentemente e como é um cliente que não tem suporte ainda, toda vez que sair uma atualização você precisa baixar direto do site, e quando se extrai a pasta do Tibia 11, ela vem com uma numeração da atualização então você renomeia ela como "Tibia" e toda vez que o Tibia atualizar você renomeia a pasta da antiga versão do Tibia 11 para "Tibia.old" e extraia o novo Tibia 11 e renomeie esta para Tibia que será a ser usada. 3 - Toda vez que precisar atualizar o Tibia 11, copie duas pastas de dentro da pasta Tibia.old chamadas conf e minimap que são as pastas das configuraçoes feitas no client e hotkeys, e também do minimapa. Outro bom motivo para se renomear a pasta do Tibia é que se precisa criar um lançador, para não ter que se abr...

OpenRW - Uma engine de GTA que roda no Linux, BSD e Windows

Por enquanto só roda GTAIII OpenRW é uma engine multi plataforma para PC que roda em Windows, Linux e BSD que está em desenvolvimento e já tem builds não oficiais segundo a página no Github, e também já tem prévias para o GTA Vice City e provavelmente para San Andreas (já imaginou jogar GTA sem Wine no Linux?).   Por enquanto falta o tráfego de veículos mas porém há pedestres sem colisão ainda. Uma das coisas que se me gostei nessa engine foi a perfeita iluminação dos mapa que está muito perto do original, ou até melhor.     A licença é GNU General Public License e a engine usa alguns programas para rodar como FFmpeg, Bullet Physics e SDL 2.0. Porém para rodar o jogo, você tem que ter o GTA III instalado, ou seja, a pasta do game com o gta3.exe. Se você tiver o CD do game ou ter comprado pode usar uma máquina virtual para obter a pasta que pesa uns 1,3 GB com o áudio.   Futuramente deverão haver modificações no game como car...