Pular para o conteúdo principal

Coisas que podem ter no Wayland | Linux

 

O Wayland é um servidor gráfico similar ao X.Org, e pode se tornar o padrão no Linux. Infelizmente a adoção do Wayland por desenvolvedores de drivers (especialmente Nvidia) e ambientes de trabalhos (DE) feitos para X.org é muito lenta.  

Devido a demora na adoção e padronização do Wayland no Linux, e futuramente *BSDs, pode ser que surjam alternativas, porém no mundo Opensource as coisas são um pouco demoradas, e as vezes acabam sendo descontinuadas por falta de investimento principalmente em pequenos projetos.

O X.Org já é muito antigo (desde o fim dos anos 80), e muitos DEs fazem gambiarras para colocar efeitos e coisas de última geração na area de trabalho. O Wayland por ser recente, desde mais ou menos 2010, pode mudar o rumo de como o sistema operacional se comporta. No X.Org, se você desligar o computador, ele simplesmente encerra todos os programas não salvos, no Windows aparece um aviso alertando sobre trabalhos não salvos. O Wayland poderia trabalhar melhor com o Vulkan do que com o X.org. E poderiam ser desenvolvidas ferramentas que beneficiassem o Wine (que roda aplicativos do Windows.

O Wayland já facilita o desenvolvimento das DEs avançadas, tanto que para fazer rodar os ambiente GNOME e KDE sobre o Wayland não demorou tanto. Porém como o Wayland trabalha de forma diferente do X.Org, os desenvolvedores precisam se adaptar ao novo sistema de gráficos. O Qt5 demorou para mais estável no Wayland, porém o GTK foi o primeiro a rodar bem.

Uma das coisas inevitáveis para que o Wayland se torne o padrão é esperar que a Nvidia e AMD coloque drivers de qualidade no Wayland, algo que não se sabe quando vai acontecer, pois é nos jogos que o computador Desktop PC é mais utilizado.

Estabilidade Previsão
Etapa 1 1 Drivers 2024
Etapa 2 1 DEs
2 Vulkan
2026
Etapa 3 3 Wine
4 Navegadores
5 Jogos
2027


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Dicas para Tibia 11 no Linux 2017

1 - Na pasta /home tem as pastas do usuário, e nela pode ser criado uma pasta chamada Games e coloque a pasta do Tibia extraido lá. 2 - O Tibia 11 é diferente dos Tibia's anteriores, pois agora o Tibia 11 recebe atualizaçoes frequentemente e como é um cliente que não tem suporte ainda, toda vez que sair uma atualização você precisa baixar direto do site, e quando se extrai a pasta do Tibia 11, ela vem com uma numeração da atualização então você renomeia ela como "Tibia" e toda vez que o Tibia atualizar você renomeia a pasta da antiga versão do Tibia 11 para "Tibia.old" e extraia o novo Tibia 11 e renomeie esta para Tibia que será a ser usada. 3 - Toda vez que precisar atualizar o Tibia 11, copie duas pastas de dentro da pasta Tibia.old chamadas conf e minimap que são as pastas das configuraçoes feitas no client e hotkeys, e também do minimapa. Outro bom motivo para se renomear a pasta do Tibia é que se precisa criar um lançador, para não ter que se abr...

OpenRW - Uma engine de GTA que roda no Linux, BSD e Windows

Por enquanto só roda GTAIII OpenRW é uma engine multi plataforma para PC que roda em Windows, Linux e BSD que está em desenvolvimento e já tem builds não oficiais segundo a página no Github, e também já tem prévias para o GTA Vice City e provavelmente para San Andreas (já imaginou jogar GTA sem Wine no Linux?).   Por enquanto falta o tráfego de veículos mas porém há pedestres sem colisão ainda. Uma das coisas que se me gostei nessa engine foi a perfeita iluminação dos mapa que está muito perto do original, ou até melhor.     A licença é GNU General Public License e a engine usa alguns programas para rodar como FFmpeg, Bullet Physics e SDL 2.0. Porém para rodar o jogo, você tem que ter o GTA III instalado, ou seja, a pasta do game com o gta3.exe. Se você tiver o CD do game ou ter comprado pode usar uma máquina virtual para obter a pasta que pesa uns 1,3 GB com o áudio.   Futuramente deverão haver modificações no game como car...