Pular para o conteúdo principal

Coisas que podem ter no Wayland | Linux

 

O Wayland é um servidor gráfico similar ao X.Org, e pode se tornar o padrão no Linux. Infelizmente a adoção do Wayland por desenvolvedores de drivers (especialmente Nvidia) e ambientes de trabalhos (DE) feitos para X.org é muito lenta.  

Devido a demora na adoção e padronização do Wayland no Linux, e futuramente *BSDs, pode ser que surjam alternativas, porém no mundo Opensource as coisas são um pouco demoradas, e as vezes acabam sendo descontinuadas por falta de investimento principalmente em pequenos projetos.

O X.Org já é muito antigo (desde o fim dos anos 80), e muitos DEs fazem gambiarras para colocar efeitos e coisas de última geração na area de trabalho. O Wayland por ser recente, desde mais ou menos 2010, pode mudar o rumo de como o sistema operacional se comporta. No X.Org, se você desligar o computador, ele simplesmente encerra todos os programas não salvos, no Windows aparece um aviso alertando sobre trabalhos não salvos. O Wayland poderia trabalhar melhor com o Vulkan do que com o X.org. E poderiam ser desenvolvidas ferramentas que beneficiassem o Wine (que roda aplicativos do Windows.

O Wayland já facilita o desenvolvimento das DEs avançadas, tanto que para fazer rodar os ambiente GNOME e KDE sobre o Wayland não demorou tanto. Porém como o Wayland trabalha de forma diferente do X.Org, os desenvolvedores precisam se adaptar ao novo sistema de gráficos. O Qt5 demorou para mais estável no Wayland, porém o GTK foi o primeiro a rodar bem.

Uma das coisas inevitáveis para que o Wayland se torne o padrão é esperar que a Nvidia e AMD coloque drivers de qualidade no Wayland, algo que não se sabe quando vai acontecer, pois é nos jogos que o computador Desktop PC é mais utilizado.

Estabilidade Previsão
Etapa 1 1 Drivers 2024
Etapa 2 1 DEs
2 Vulkan
2026
Etapa 3 3 Wine
4 Navegadores
5 Jogos
2027


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Remover Bloatware do Windows 11

  Groove Music: winget uninstall Microsoft.ZuneMusic_8wekyb3d8bbwe Windows Widgets: winget uninstall "windows web experience pack" Feedback Hub: winget uninstall Microsoft.WindowsFeedbackHub_8wekyb3d8bbwe Microsoft Teams: winget uninstall MicrosoftTeams_8wekyb3d8bbwe Microsoft Family: winget uninstall MicrosoftCorporationII.MicrosoftFamily_8wekyb3d8bbwe Microsoft Edge: winget uninstall Microsoft.Edge Microsoft Camera: winget uninstall Microsoft.WindowsCamera_8wekyb3d8bbwe Microsoft-Tips...: winget uninstall Microsoft.Getstarted_8wekyb3d8bbwe Seu Telefone: winget uninstall Microsoft.YourPhone_8wekyb3d8bbwe Microsoft ToDo: winget uninstall Microsoft.Todos_8wekyb3d8bbwe Power Automate: winget uninstall Microsoft.PowerAutomateDesktop_8wekyb3d8bbwe Gravador de Audio: winget uninstall Microsoft.WindowsSoundRecorder_8wekyb3d8bbwe

Tibia 12 rodando no Ubuntu 19.04 solução

Tibia 12 cliente no Ubuntu Linux Muita gente vem tendo dor de cabeça para rodar o Tibia (MMORPG) no Ubuntu e Debian-derivados. No começo, eu vi no terminal que a execução indicava que tinha algum erro relacionado ás bibliotecas  SSL e outras bibliotecas. Pesquisando um pouco descobri em um fórum que no Debian instalando o pacote  libssl-dev resolvia um problema relacionado sobre outro aplicativo. E como o Ubuntu é derivado do Debian, não foi difícil de resolver. Porém no Synaptic Package Menager acusa esse pacote em conflito com libssl1.0-dev. Para fazer rodar o Tibia 12 ou mais recente, instale o pacote  libssl-dev digitando no terminal: sudo apt install libssl-dev Agora o Tibia deve rodar normalmente no seu computador, fique antenado no blog para mais novidades e soluções.