Pular para o conteúdo principal

Ubuntu MATE - Primeiras impressões 1


O Ubuntu MATE é uma versão do Ubuntu com a interface gráfica MATE (continuação do GNOME2) que possui uma área de trabalho e desempenho mais leve que o Unity ou GNOME3 entre os mais usados.
O MATE foi a interface que eu mais gostei por sua simplicidade e agrupamentos de aplicativos clássico do estilo Linux mas com a continuação desse estilo e alguns aprimoramentos e inovações no tema e claro, o suporte para os novos aplicativos.
Um dos motivos que me levaram a usar o MATE não foi sua maior leveza e desempenho mais seu estilo clássico e bonito que me fizaram usar.
Eu porém ainda sou iniciante em Linux e não sei dizer muito sobre todas as qualidades do MATE e do Ubuntu porém a primeira vez que eu testei o Ubuntu foi em 2009 na máquina virtual (Virtual Box) quando vi que este aplicativo suportava Linux e então decidi testar para sabe como ele funcionava pois naquela época eu usava o Windows XP porém meu computador um STI veio com Insigne Linux baseado no Debian, uma distribuíção brasileira que foi descontinuada em meados de 2010 e desde lá eu comecei a olhar melhor para o Linux pois antes eu sempre ouvia coisa do tipo "Linux é muito ruin". O Insigne Linux usava o GNOME2 com um esquema parecido com o que tem acessível no MATE Tweak no estilo Redmond.
Foi essas boas experiência com o GNOME2 que me fizeram gostar mais do MATE e seu esquema gráfico clássico que não perde em nada para o Unity ou GNOME mas ainda sim com menos efeitos porém pode instalar o CONPIZ que o Unity usa em seus efeitos.

Temas

Temas que vem com o Ubuntu MATE 

Uma das coisas que eu gostei também foi os temas como o TraditionalOK que é muito bonito e lembra bastante o GNOME2 entre outros temas clássicos do Linux. Porém, umas das coisas que podiam melhorar é a barra superior da janela que quando maximizada ela continua visível assim como no GNOME3 ocupando mais espaço.

Wallpapers



Outra coisa que eu gostei bastante foi a variedade de Wallpapers disponíveis no MATE que eu gostei bastante e combinam com os temas incluídos combinando. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Tibia 12 rodando no Ubuntu 19.04 solução

Tibia 12 cliente no Ubuntu Linux Muita gente vem tendo dor de cabeça para rodar o Tibia (MMORPG) no Ubuntu e Debian-derivados. No começo, eu vi no terminal que a execução indicava que tinha algum erro relacionado ás bibliotecas  SSL e outras bibliotecas. Pesquisando um pouco descobri em um fórum que no Debian instalando o pacote  libssl-dev resolvia um problema relacionado sobre outro aplicativo. E como o Ubuntu é derivado do Debian, não foi difícil de resolver. Porém no Synaptic Package Menager acusa esse pacote em conflito com libssl1.0-dev. Para fazer rodar o Tibia 12 ou mais recente, instale o pacote  libssl-dev digitando no terminal: sudo apt install libssl-dev Agora o Tibia deve rodar normalmente no seu computador, fique antenado no blog para mais novidades e soluções.

Linux: Wifi desconectando frequentemente no Positivo XS7320

A configuração padrão de driver sem fio wifi cai frequentemente no Linux e só volta quando o notebook é reiniciado (ou quando o driver de wifi e removido e adicionado de novo). A solução é mudar a configuração wifi (desativar o modo de economia de energia) aqui o guia para fazer isso. Este guia é feito para o Positivo XS7320 mas deve funcionar em outros notebooks; mas provavelmente a placa de rede wifi pode ter outro nome e configurações. 1 - Ache o modelo da placa de rede - abra o terminal usando CTRL+ALT+T e escreva o seguinte comando: ls /sys/class/net/wlp2s0/device/driver/module/drivers O meu diz “pci:rtl8723be”, onde “rtl8723be” é o nome do driver. Se você tem um driver diferente, então você precisa substituir “rtl8723be” no restante deste guia  com tudo o que suas saídas do terminal após os dois pontos (:) pci. Agora nós precisamos checar as configurações do driver - isto exige o programa sysutils que não é instalado por padrão - tente escrever o seguinte...