Pular para o conteúdo principal

Primeira vez usando Fedora - Minhas opnião



    Pela primeira vez instalo o Fedora como SO principal, superou minhas expectativas. Tudo começou quando eu testei 3 distros antigas para instalar e rodar um client antigo de Tibia para Linux nesse vídeo, que foram o Debian, Slackware e  Fedora. Eu quase consegui rodar o client no Slackware, porém eu não consegui rodar o .RPM, mas eu sabia que o Fedora da Red Hat, suportava nativamente o esse tipo de pacote. Então baixei os CDs do Fedora 1, pois esse client deve ser de 2003, e tudo instalou perfeitamente em uma distro de 2004 (pois os únicos pacotes de dependência antigos para baixar na internet eram em .RPM. O que se saiu pior nos meus testes foi o Debian, que eu nem sequer consegui instalar uma interface gráfica de tão complicado. 
    Outra coisa que me fez gostar muito do Fedora, é a integração com pacotes Flatpak, que deverá ser mais aceito com o passar do tempo. O Wayland está muito bom também, deixando o GNOME bem mais fluído, até mesmo nas máquinas virtuais.



GNOME 40


    Outra coisa que me fez usar o Fedora, foi o GNOME 40, que além de estar em sua última versão, me atraiu a atenção a dock na parte inferior e intenso uso de workspaces (que é algo que gosto muito de usar). Eu já tentei usar o GNOME 3 muitas vezes, mas acabava procurando outras DEs. o Fedora 34, foi uns dos poucos que já tinha a versão 40 para baixar, se não o único. A distro Fedora é muito usada por desenvolvedores, e usuários que gostam de usar o GNOME vanilla assim como o Debian. Só que o Debian sempre usa pacotes mais antigos, o que deve demorar muito para lançar o GNOME 40. Já o Ubuntu, irá fazer várias mudanças no 40, colocando uma dock na parte esquerda e o tema Yaru.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Remover Bloatware do Windows 11

  Groove Music: winget uninstall Microsoft.ZuneMusic_8wekyb3d8bbwe Windows Widgets: winget uninstall "windows web experience pack" Feedback Hub: winget uninstall Microsoft.WindowsFeedbackHub_8wekyb3d8bbwe Microsoft Teams: winget uninstall MicrosoftTeams_8wekyb3d8bbwe Microsoft Family: winget uninstall MicrosoftCorporationII.MicrosoftFamily_8wekyb3d8bbwe Microsoft Edge: winget uninstall Microsoft.Edge Microsoft Camera: winget uninstall Microsoft.WindowsCamera_8wekyb3d8bbwe Microsoft-Tips...: winget uninstall Microsoft.Getstarted_8wekyb3d8bbwe Seu Telefone: winget uninstall Microsoft.YourPhone_8wekyb3d8bbwe Microsoft ToDo: winget uninstall Microsoft.Todos_8wekyb3d8bbwe Power Automate: winget uninstall Microsoft.PowerAutomateDesktop_8wekyb3d8bbwe Gravador de Audio: winget uninstall Microsoft.WindowsSoundRecorder_8wekyb3d8bbwe

Tibia 12 rodando no Ubuntu 19.04 solução

Tibia 12 cliente no Ubuntu Linux Muita gente vem tendo dor de cabeça para rodar o Tibia (MMORPG) no Ubuntu e Debian-derivados. No começo, eu vi no terminal que a execução indicava que tinha algum erro relacionado ás bibliotecas  SSL e outras bibliotecas. Pesquisando um pouco descobri em um fórum que no Debian instalando o pacote  libssl-dev resolvia um problema relacionado sobre outro aplicativo. E como o Ubuntu é derivado do Debian, não foi difícil de resolver. Porém no Synaptic Package Menager acusa esse pacote em conflito com libssl1.0-dev. Para fazer rodar o Tibia 12 ou mais recente, instale o pacote  libssl-dev digitando no terminal: sudo apt install libssl-dev Agora o Tibia deve rodar normalmente no seu computador, fique antenado no blog para mais novidades e soluções.