Pular para o conteúdo principal

Sprytile: Faça mapas como nos anos 90 no Blender


O Sprytile é um plugin gratuito e Open Source para o modelagem clássica 3D no  Blender inspirado no Crocotile 3D e no antigo sistema de mapas usado principalmente no Play Station 1 e Nintendo 64 que devido as limitações gráficas e espaço de disco ou cartucho, os jogos 3D eram modelados em low poly ou baixo polígono e com texturas pixelizadas (mas com o Spytile não é necessrário ser textura pixelizada) .

O Sprytile é um importante plugin de modelagem para Blender facilitando
a criação de tilemaps (mapa feito de retângulos)


O principal uso do Sprytile pode estar focado em jogos indies e RPG clássico, assim como jogos de ação/aventura. Você pode fazer doação para o criador do Sprytile, o Jeiel Aranal acessando a página do projeto nesse link para que o desenvolvimento do plugin continua. Jogos como Duke Nukem, Tomb Raider (todos do Play Station), Silent Hill 1 e muitos outros usavam essa mesma técnica em seus mapas e alguns objetos, lembrando que Sprytile pode modelar qualquer coisa que você imaginar (até sua casa ou carro 😄).



Clique na imagem para acessar o Sketchfab e ver os objetos e cenários 3D feitos com Sprytile
É claro que você não precisa ter nascido nos anos 80 ou 90 para curtir jogos com estilo retro, pois o que importa é a arte e inspiração para novos projetos de jogos, e eu como entendo de desenvolvimento de jogos (exceto programação avançada) posso dizer que com jogos com estilos retro low poly usando tilemaps permite criar muito mais assets (assets são arquivos como objetos 3D e texturas e script) e itens e um mundo open world muito maior do que com as técnicas atuais e gráficos muito avançados que consomem muito espaço; mas com Sprytile é muito mais fácil de modelar e leve né? Então não custa nada testar.

Para instalar o Sprytile baixe o arquivo .ZIP nesse link e ache o botão de download. No Blender, abra as configurações File >  User Preferences. Vá para a aba Add-ons e pressione Install from File no inferior da janela de preferência e na janela de selecionar o arquivo navegue para para a pasta onde você baixou o arquivo .ZIP e abra-o. Depois da instalação, procure por Sprytile sob o Community addons para ativa-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Dicas para Tibia 11 no Linux 2017

1 - Na pasta /home tem as pastas do usuário, e nela pode ser criado uma pasta chamada Games e coloque a pasta do Tibia extraido lá. 2 - O Tibia 11 é diferente dos Tibia's anteriores, pois agora o Tibia 11 recebe atualizaçoes frequentemente e como é um cliente que não tem suporte ainda, toda vez que sair uma atualização você precisa baixar direto do site, e quando se extrai a pasta do Tibia 11, ela vem com uma numeração da atualização então você renomeia ela como "Tibia" e toda vez que o Tibia atualizar você renomeia a pasta da antiga versão do Tibia 11 para "Tibia.old" e extraia o novo Tibia 11 e renomeie esta para Tibia que será a ser usada. 3 - Toda vez que precisar atualizar o Tibia 11, copie duas pastas de dentro da pasta Tibia.old chamadas conf e minimap que são as pastas das configuraçoes feitas no client e hotkeys, e também do minimapa. Outro bom motivo para se renomear a pasta do Tibia é que se precisa criar um lançador, para não ter que se abr...

OpenRW - Uma engine de GTA que roda no Linux, BSD e Windows

Por enquanto só roda GTAIII OpenRW é uma engine multi plataforma para PC que roda em Windows, Linux e BSD que está em desenvolvimento e já tem builds não oficiais segundo a página no Github, e também já tem prévias para o GTA Vice City e provavelmente para San Andreas (já imaginou jogar GTA sem Wine no Linux?).   Por enquanto falta o tráfego de veículos mas porém há pedestres sem colisão ainda. Uma das coisas que se me gostei nessa engine foi a perfeita iluminação dos mapa que está muito perto do original, ou até melhor.     A licença é GNU General Public License e a engine usa alguns programas para rodar como FFmpeg, Bullet Physics e SDL 2.0. Porém para rodar o jogo, você tem que ter o GTA III instalado, ou seja, a pasta do game com o gta3.exe. Se você tiver o CD do game ou ter comprado pode usar uma máquina virtual para obter a pasta que pesa uns 1,3 GB com o áudio.   Futuramente deverão haver modificações no game como car...