Pular para o conteúdo principal

Virtualbox 6.0 lançado - Veja as novidades

Está lançado o Virtualbox 6.0 e pude testa-la dias depois do seu lançamento!


Um dos grandes problemas que o Virtualbox sempre enfrentou foi a falta de suporte a aceleração 3D como Direct3D e OpenGL que agora com o VboxSVGA (lembrando que tem que ser ativado a aceleração 3D e o Controle Gráfico VboxSVGA nas opções). Antigamente eu usava para emular aplicativos que utilizam aceleração 3D no Linux o VMWare Player que tinha essa funcionalidade. Para aqueles fãs de jogos antigos o Windows 2000 e provavelmente os anteriores ainda não suportam aceleração 3D.

Melhor configuração para rodar jogos do Windows
Dentre as melhores novidades estão:

  • Suporte para virtualização do macOS (nativamente sem gambiarra).
  • Nova interface para melhor manuseio e criação de máquinas virtuais.
  • Adição do VboxSVGA para suporte 3D & VMSVGA para suporte à hardware virtual do VMWare.

Está aí mais uma boa novidade para usuários de Unix-like também

Para quem é usuário de macOS X e Unix-like sabe que é sempre comum usar máquina virtual ou Wine de vez em quando para rodar aqueles aplicativos que só tem versão para Windows. O Virtualbox se diferencia do VMWare Workstation porque é totalmente gratuito mas também é Open Source. Foi com ele que primeiramente virtualizei o Ubuntu Linux 8.04 em 2009 e estou muito feliz com essas novidades pois sei que será útil para mim e muitos usuários.

A página de log de mudanças oficial (changelog) pode ser acessada aqui

Se você estiver enfrentando problemas com versões antigas do Linux no Virtualbox 6.0 vá em configurações da máquina virtual e desabilite I/O APIC em Sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Remover Bloatware do Windows 11

  Groove Music: winget uninstall Microsoft.ZuneMusic_8wekyb3d8bbwe Windows Widgets: winget uninstall "windows web experience pack" Feedback Hub: winget uninstall Microsoft.WindowsFeedbackHub_8wekyb3d8bbwe Microsoft Teams: winget uninstall MicrosoftTeams_8wekyb3d8bbwe Microsoft Family: winget uninstall MicrosoftCorporationII.MicrosoftFamily_8wekyb3d8bbwe Microsoft Edge: winget uninstall Microsoft.Edge Microsoft Camera: winget uninstall Microsoft.WindowsCamera_8wekyb3d8bbwe Microsoft-Tips...: winget uninstall Microsoft.Getstarted_8wekyb3d8bbwe Seu Telefone: winget uninstall Microsoft.YourPhone_8wekyb3d8bbwe Microsoft ToDo: winget uninstall Microsoft.Todos_8wekyb3d8bbwe Power Automate: winget uninstall Microsoft.PowerAutomateDesktop_8wekyb3d8bbwe Gravador de Audio: winget uninstall Microsoft.WindowsSoundRecorder_8wekyb3d8bbwe

Tibia 12 rodando no Ubuntu 19.04 solução

Tibia 12 cliente no Ubuntu Linux Muita gente vem tendo dor de cabeça para rodar o Tibia (MMORPG) no Ubuntu e Debian-derivados. No começo, eu vi no terminal que a execução indicava que tinha algum erro relacionado ás bibliotecas  SSL e outras bibliotecas. Pesquisando um pouco descobri em um fórum que no Debian instalando o pacote  libssl-dev resolvia um problema relacionado sobre outro aplicativo. E como o Ubuntu é derivado do Debian, não foi difícil de resolver. Porém no Synaptic Package Menager acusa esse pacote em conflito com libssl1.0-dev. Para fazer rodar o Tibia 12 ou mais recente, instale o pacote  libssl-dev digitando no terminal: sudo apt install libssl-dev Agora o Tibia deve rodar normalmente no seu computador, fique antenado no blog para mais novidades e soluções.