Pular para o conteúdo principal

Tibia 11 Ubuntu e Linux Mint - Como fazer funcionar

Baixando a dependência libpcre16.so.0

Tibia no Ubuntu 16.10

No Tibia 11 você baixa um pacote comprimido, e se descompacta normalmente na pasta de documentos e executa pelo terminal e cria um atalho, porém o Tibia 11 vem faltando uma dependência chamada libpcre16 64bit que você pode baixar por um pacote .RPM usado geralmente no Fedora e outras distros, mas também pode ser usado para extrair no Ubuntu e derivados. Tudo que você precisará fazer é baixar o arquivo .RPM e extrair dois arquivos na pasta do Tibia 11 onde você a extraiu.
Colocarei o link do site pkgs.org pois o Rpmfind eu estava com problemas para baixar. Então acesse esse link
ou pesquise por libpcre16.




Clique em Sem 32bit 

Quando acessar a outra página, role para baixo até encontrar download 
e clique no ícone do disket


Abra o arquivo .RPM e vá clicando abrindo as pastas até aparecer esses dois arquivo, então extraia na pasta tibia/bin na pasta bin do client.

Então execute o Tibia. Se ainda faltar dependência abra a pasta do Tibia, clique com o botão direito e selecione Abrir no Terminal então execute:
 
bash start-tibia.sh

E veja o que está faltando, procure no mesmo site pkgs.org em pesquisar a dependência.

No Linux Mint de duplo clique em start-tibia.sh e execute.

Se o client estiver funcionando então copie para a pasta /opt/ com o comando:

sudo mv ~/Documentos/[nome pasta do tibia]/ /opt/

Ex: sudo mv ~/Documentos/tibia-11.03.4221/ /opt/

Obs: No Tibia 11 o nome da pasta muda conforme a versão.

Criando um lançador

Na pasta documentos crie um arquivo vazio (no Ubuntu abra o Gedit) e copie esses códigos:

[Desktop Entry]
Name=Tibia
Comment=Free Multiplayer Online Role Playing Game
Exec=bash /opt/tibia-11.03.4221/start-tibia.sh
Icon=/opt/tibia-11.03.4221/tibia.ico
Terminal=false
Type=Application
Categories=Games;

E salve como Tibia.desktop
Então copie para a pasta


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video - Ubuntu MATE para Unity Style

Nesse video eu mostrei como transformar o MATE no layout do descontinuado Unity 7 com o MATE Tweak Tool. O layout Mutiny veio como uma novidade no Ubuntu 17.10 para customizar o MATE deixando como o Unity feito pela Canonical. Uma outra maneira seria também adicionar temas e ícones e claro, ativar um compositor de janelas com efeitos semelhantes ao Unity 7 e ficará muito parecido.

Remover Bloatware do Windows 11

  Groove Music: winget uninstall Microsoft.ZuneMusic_8wekyb3d8bbwe Windows Widgets: winget uninstall "windows web experience pack" Feedback Hub: winget uninstall Microsoft.WindowsFeedbackHub_8wekyb3d8bbwe Microsoft Teams: winget uninstall MicrosoftTeams_8wekyb3d8bbwe Microsoft Family: winget uninstall MicrosoftCorporationII.MicrosoftFamily_8wekyb3d8bbwe Microsoft Edge: winget uninstall Microsoft.Edge Microsoft Camera: winget uninstall Microsoft.WindowsCamera_8wekyb3d8bbwe Microsoft-Tips...: winget uninstall Microsoft.Getstarted_8wekyb3d8bbwe Seu Telefone: winget uninstall Microsoft.YourPhone_8wekyb3d8bbwe Microsoft ToDo: winget uninstall Microsoft.Todos_8wekyb3d8bbwe Power Automate: winget uninstall Microsoft.PowerAutomateDesktop_8wekyb3d8bbwe Gravador de Audio: winget uninstall Microsoft.WindowsSoundRecorder_8wekyb3d8bbwe

Tibia 12 rodando no Ubuntu 19.04 solução

Tibia 12 cliente no Ubuntu Linux Muita gente vem tendo dor de cabeça para rodar o Tibia (MMORPG) no Ubuntu e Debian-derivados. No começo, eu vi no terminal que a execução indicava que tinha algum erro relacionado ás bibliotecas  SSL e outras bibliotecas. Pesquisando um pouco descobri em um fórum que no Debian instalando o pacote  libssl-dev resolvia um problema relacionado sobre outro aplicativo. E como o Ubuntu é derivado do Debian, não foi difícil de resolver. Porém no Synaptic Package Menager acusa esse pacote em conflito com libssl1.0-dev. Para fazer rodar o Tibia 12 ou mais recente, instale o pacote  libssl-dev digitando no terminal: sudo apt install libssl-dev Agora o Tibia deve rodar normalmente no seu computador, fique antenado no blog para mais novidades e soluções.